sábado, 7 de dezembro de 2013

Ganhar ou perder

O que é ganhar? O que é perder? Quando olhamos nossa vida percebemos que muitas, das supostas derrotas que sofremos foram, em realidade, as situações que nos fizeram crescer. Nos momentos de triunfos, muitas vezes ficamos deslumbrados e não nos ajudaram a crescer, muito pelo contrário perdemos um pouco de nossa humanidade.

Aprendi que somente se ganha quando todos ganham e que quando se perde somente sofremos a perda quando não aprendemos com a experiência vivida. Qual é o propósito de ganhar uma discussão? O que se ganha tentando demonstrar ao outro o que consideramos que é certo? Muitas das vezes queremos que o outro enxergue o mundo com nossos olhos.

Isto é impossível. As realidades têm cores diferentes, sentimentos diversos, carga de emoções com pesos diferentes. As experiências vividas, que podem ser iguais, são diferentes de acordo à época da vida que são experimentadas.

Para algumas pessoas ganhar significa perder dignidade em troca de dinheiro, e perder dinheiro é mais importante que poder olhar-se no espelho na manhã seguinte. Outras derrubam seus próximos para chegar primeiro e chamam isso de ganhar ou perder.

O ganhar ou perder é algo íntimo e pessoal que depende da formação que se tenha, da ética que tenhamos adquirido ou do bom senso que Deus nos tenha dado.

Muitos acreditam que nascer em berço de ouro é uma vantagem. Deveria ser já que potencialmente têm mais oportunidades, mas minha experiência me mostra que aquele que recebe vantagens sem esforço, não lhes dá muito valor até que seja muito tarde. 

Os que nascem noutra realidade aprendem, muito rapidamente, que devem aproveitar cada vislumbre de chance a favor já que devem lutar muito para conseguir uma luz no fim do túnel.

Quando nascemos ganhamos a oportunidade de transformar o mundo ou deixar que ele nos transforme. Acredito que já mencionei, em outro contexto, a história real da diferença de visão do mundo que nos foi dada por alguns portadores da síndrome de Down, em uma competição esportiva.

Participavam de uma corrida de 100 metros, quando um dos competidores tropeçou e caiu, os outros ao perceber o que aconteceu imediatamente pararam a corrida e voltaram para consolar o amigo caído. Depois todos juntos caminharam, de braços dados, até a linha de chegada. Deram uma lição válida até hoje sobre os verdadeiros valores envolvidos em ganhar e perder.

Um dos períodos mais importantes da minha vida foram os anos que trabalhei com pessoas com dificuldades físicas e/ou mentais. Eles, que supostamente precisavam de ajuda, me ensinaram a ser um homem melhor, a ter valores mais elevados e perceber que minhas dificuldades, em realidade, eram invenções da minha mente para não chama-las de desculpas.

Ganhar ou perder é uma dicotomia criada pelo mundo para evitar que sejamos nós mesmos e aprendamos a viver e compreender.

E você que pensa sobre ganhar e perder, amigo leitor?

Boa reflexão.



Comente este artigo.

Nenhum comentário: