sexta-feira, 5 de junho de 2015

Incentivo à leitura

A desmotivação dos alunos quanto à leitura dentro e fora da escola é alarmante. As crianças e os jovens, hoje tão ligados às tecnologias, não têm o gosto pela leitura. A leitura, para esse público, geralmente quando oferecida na escola é de forma obrigatória, sem cunho social, sem objetivo que não o avaliativo, o que acaba tornando a prática desgastante e nada prazerosa. A leitura se transforma em uma espada no peito deles e não um prazer.

Então, como fazer com que os alunos desde cedo tenham o gosto pela leitura e passem a apreciá-la ao invés de odiá-la? O mais importante é trazer algo que instigue os alunos, que seja diferente do que eles estão acostumados e que esteja à disposição deles. Algo como fez a professora Maria do Socorro Fragoso, do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Monteiro Lobato, em Palmas (TO).
A professora criou dentro da sala de aula um cantinho da leitura, com a doação de livros, cada aluno podia levar um livro do acervo para casa e ficar com ele por três dias. Toda semana, a professora sorteava três alunos para recontar a história que leu, através de rimas, encenações, etc. para a turma. Com o tempo, as apresentações passaram a ser para outras turmas até que a ideia tomou conta da escola e alunos de diferentes turmas passaram a frequentar a biblioteca da professora Maria. Ao final do ano, medalhas foram distribuídas para os alunos que mais leram livros.

Uma atitude simples que incentivou os alunos a gostarem de ler, e, o mais importante, ensinou-os a gostarem de ler livros e trazê-los para sua rotina. Com isso, eles tiveram a oportunidade de se inserir no mundo literário, que só tem coisas boas a acrescentar na vida deles. Então, por que não trazer projetos como esse, simples e prazerosos, para as escolas de nossa cidade? Por que não podemos fazer com que o aluno se sinta parte de algo importante? Por que não despertar no aluno o melhor que ele pode ser?
Nós podemos e devemos incitar nos alunos, desde pequenos, o prazer pela leitura e fazer com que eles tirem o máximo proveito de todos os benefícios que só a leitura pode proporcionar.



Comente este artigo..


Nenhum comentário: