segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ginástica para o cérebro

 

A ginástica para o cérebro é um método pedagógico de estimulação da capacidade cognitiva, através eu que usa de cinco ferramentas, segundo Rosana Janete Dall´Asta e Rafaela Hansen, que desenvolvem o método em Passo Fundo. São elas: ábaco, exercício lógico, jogos, dinâmica em grupo e neuróbicas (veja quadro). O método, franquiado com o nome de Supera, já é desenvolvido em Passo Fundo, através de sua escola, desde abril deste ano, sendo esta a primeira unidade do interior do estado.

No Supera, os resultados aparecem nos primeiros seis meses. “O curso tem duração total de 18 meses, mas isso varia de acordo com o desempenho e a dedicação de cada aluno. Depois do curso, o aluno sempre deve manter os cuidados com o cérebro. Existe possibilidade (material didático) de se fazer o Supera, caso o aluno queira, por até mais de cinco anos”, explicam Rosana Dall’Asta e Rafaela Hansen, da escola Supera de Passo Fundo.

De acordo com elas, não existe um perfil específico. O método foi criado pelo brasileiro Antonio Carlos Perpétuo, inicialmente para auxiliar o filho dele que estava tendo dificuldade de concentração. “Mas pode ser utilizado para diversos fins e objetivos, tendo em vista que estimula diversas áreas dos dois lados do cérebro”, salientam.

Conforme Rosana e Rafaela, o método é procurado por diversos públicos, dependendo do resultado que estão buscando. “Crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção, dificuldades de concentração e foco, ou mesmo querendo adquirir diferenciais competitivos para sua carreira futura. Adultos que querem se destacar no mercado de trabalho, muito concorrido hoje em dia ou ainda os que querem passar com mais facilidade em concursos e vestibulares. Adultos e pessoas da melhor idade que querem investir em sua qualidade de vida, com saúde mental e aumentando sua expectativa de vida estão entre as pessoas que procuram o método”, destacam.

 

As ferramentas

* Ábaco: este instrumento milenar de cálculo foi estudado pela equipe pedagógica do Supera e utilizado no desenvolvimento de aulas dinâmicas e interessantes que desenvolvem a velocidade de raciocínio e a capacidade de concentração dos alunos – concentração alternada e focada, resultando em um melhor aproveitamento das aulas.

* Exercício lógico: o método desenvolveu uma série de atividades utilizando desafios lógicos e jogos, que estimulam e desenvolvem o raciocínio lógico, criatividade, pensamento lateral e habilidade em resolver problemas.

* Jogos: são mais de 80 tipos de jogos de tabuleiros e outros que desenvolvem a competitividade, trabalho em equipe, raciocínio lógico, pensamento lateral, autoconfiança para elaborar estratégias, evolução do pensamento à ação, capacidade adaptação e resgata o trabalho lúdico.

* Dinâmicas em grupo: para que as aulas sejam ainda mais atraentes e divertidas, o Supera desenvolveu algumas dinâmicas que são aplicadas uma vez por mês nas aulas, essas dinâmicas desenvolvem o relacionamento interpessoal, autoconfiança, capacidade de expressão e liderança.

* Neuróbicas: é a chamada aeróbica do cérebro, onde fazemos qualquer coisa diferente do que estamos acostumados a fazer – criando o hábito saudável de praticar a ginástica para o cérebro. Consistem em atividades surpresas, que fazem o cérebro sair da zona de conforto. Por exemplo, realizamos algumas atividades de olhos vedados, escrevemos com a mão não dominante, mudamos as carteiras de posição e trocamos o relógio de pulso. Os benefícios das neuróbicas: ativa o cérebro; quebra rotinas; estimula a produção de neurotrofinas e estabelece novas redes neurais.

 

Entrevista

Quem deve/pode fazer uso?

Rosana DAll’Asta e Rafaela Hansen – A ginástica para o cérebro é voltada para todo tipo de público, a partir de 6 anos, sem limite de idade. Crianças, adolescentes, jovens, concurseiros, vestibulandos, profissionais em geral, melhor idade. As aulas, são ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, com grupos de no máximo 12 alunos, separados por faixa etária, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam a todo tipo de público, principalmente as crianças e adolescentes.

 

Quais os resultados que podem ser obtidos?

Rosana DAll’Asta e Rafaela Hansen – O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, auto-estima, perseverança, disciplina e coordenação motora. Também desenvolve a capacidade de resolver problemas, o pensamento lateral, a motricidade fina, aprender mais menos tempo, melhor desempenho nas provas de concursos, vestibulares. No Supera, fazemos atividades que exigem esforço, que ativam todas as regiões do cérebro. O cérebro, apesar de ser um órgão requisitado o tempo todo, ele tem tendência a ser preguiçoso, a funcionar no piloto automático. Por isso, é importante fazer exercícios que exigem pensamento, raciocínio.

O que esperar de resultados

Este método desenvolve a atenção, o foco, a memória e a agilidade de raciocínio. Em seis meses, os alunos já notam os resultados. Eles se tornam mais ágeis, seguros e sociáveis. Para isso, são desenvolvidas atividades que exigem esforço, que ativam todas as regiões do cérebro. O cérebro, apesar de ser um órgão requisitado o tempo todo, ele tem tendência a ser preguiçoso, a funcionar no piloto automático. Por isso, é importante fazer exercícios que exigem pensamento, raciocínio.

O método foi desenvolvido, no início, para ajudar crianças com dificuldades escolares. No caso do Supera, as crianças fazem ginástica cerebral uma vez por semana, durante duas horas, desenvolvendo as capacidades do cérebro como atenção, concentração e raciocínio lógico.

 Com a ginástica cerebral, o aluno passa a ter mais interesse pelas aulas e mais facilidade de aprender.

Fonte: ONacional.

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