A ginástica para o cérebro é um método pedagógico
de estimulação da capacidade cognitiva, através eu que usa de cinco
ferramentas, segundo Rosana Janete Dall´Asta e Rafaela Hansen, que desenvolvem
o método em Passo Fundo. São elas: ábaco, exercício lógico, jogos, dinâmica em
grupo e neuróbicas (veja quadro). O método, franquiado com o nome de Supera, já
é desenvolvido em Passo Fundo, através de sua escola, desde abril deste ano,
sendo esta a primeira unidade do interior do estado.
No Supera, os resultados aparecem nos primeiros
seis meses. “O curso tem duração total de 18 meses, mas isso varia de acordo
com o desempenho e a dedicação de cada aluno. Depois do curso, o aluno sempre
deve manter os cuidados com o cérebro. Existe possibilidade (material didático)
de se fazer o Supera, caso o aluno queira, por até mais de cinco anos”,
explicam Rosana Dall’Asta e Rafaela Hansen, da escola Supera de Passo Fundo.
De acordo com elas, não existe um perfil
específico. O método foi criado pelo brasileiro Antonio Carlos Perpétuo,
inicialmente para auxiliar o filho dele que estava tendo dificuldade de
concentração. “Mas pode ser utilizado para diversos fins e objetivos, tendo em
vista que estimula diversas áreas dos dois lados do cérebro”, salientam.
Conforme Rosana e Rafaela, o método é procurado por
diversos públicos, dependendo do resultado que estão buscando. “Crianças e
jovens com dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção, dificuldades de
concentração e foco, ou mesmo querendo adquirir diferenciais competitivos para
sua carreira futura. Adultos que querem se destacar no mercado de trabalho,
muito concorrido hoje em dia ou ainda os que querem passar com mais facilidade
em concursos e vestibulares. Adultos e pessoas da melhor idade que querem
investir em sua qualidade de vida, com saúde mental e aumentando sua
expectativa de vida estão entre as pessoas que procuram o método”, destacam.
As ferramentas
* Ábaco: este instrumento milenar de cálculo foi
estudado pela equipe pedagógica do Supera e utilizado no desenvolvimento de
aulas dinâmicas e interessantes que desenvolvem a velocidade de raciocínio e a
capacidade de concentração dos alunos – concentração alternada e focada,
resultando em um melhor aproveitamento das aulas.
* Exercício lógico: o método desenvolveu uma série
de atividades utilizando desafios lógicos e jogos, que estimulam e desenvolvem
o raciocínio lógico, criatividade, pensamento lateral e habilidade em resolver
problemas.
* Jogos: são mais de 80 tipos de jogos de
tabuleiros e outros que desenvolvem a competitividade, trabalho em equipe,
raciocínio lógico, pensamento lateral, autoconfiança para elaborar estratégias,
evolução do pensamento à ação, capacidade adaptação e resgata o trabalho
lúdico.
* Dinâmicas em grupo: para que as aulas sejam ainda
mais atraentes e divertidas, o Supera desenvolveu algumas dinâmicas que são
aplicadas uma vez por mês nas aulas, essas dinâmicas desenvolvem o
relacionamento interpessoal, autoconfiança, capacidade de expressão e
liderança.
* Neuróbicas: é a chamada aeróbica do cérebro, onde
fazemos qualquer coisa diferente do que estamos acostumados a fazer – criando o
hábito saudável de praticar a ginástica para o cérebro. Consistem em atividades
surpresas, que fazem o cérebro sair da zona de conforto. Por exemplo,
realizamos algumas atividades de olhos vedados, escrevemos com a mão não
dominante, mudamos as carteiras de posição e trocamos o relógio de pulso. Os
benefícios das neuróbicas: ativa o cérebro; quebra rotinas; estimula a produção
de neurotrofinas e estabelece novas redes neurais.
Entrevista
Quem deve/pode
fazer uso?
Rosana DAll’Asta e Rafaela Hansen – A ginástica
para o cérebro é voltada para todo tipo de público, a partir de 6 anos, sem
limite de idade. Crianças, adolescentes, jovens, concurseiros, vestibulandos,
profissionais em geral, melhor idade. As aulas, são ministradas uma vez por
semana com duração de duas horas, com grupos de no máximo 12 alunos, separados
por faixa etária, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam a
todo tipo de público, principalmente as crianças e adolescentes.
Quais os resultados
que podem ser obtidos?
Rosana DAll’Asta e Rafaela Hansen – O curso
potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração,
foco, raciocínio lógico, segurança, auto-estima, perseverança, disciplina e
coordenação motora. Também desenvolve a capacidade de resolver problemas, o
pensamento lateral, a motricidade fina, aprender mais menos tempo, melhor
desempenho nas provas de concursos, vestibulares. No Supera, fazemos atividades
que exigem esforço, que ativam todas as regiões do cérebro. O cérebro, apesar
de ser um órgão requisitado o tempo todo, ele tem tendência a ser preguiçoso, a
funcionar no piloto automático. Por isso, é importante fazer exercícios que
exigem pensamento, raciocínio.
O que esperar de
resultados
Este método desenvolve a atenção, o foco, a memória
e a agilidade de raciocínio. Em seis meses, os alunos já notam os resultados.
Eles se tornam mais ágeis, seguros e sociáveis. Para isso, são desenvolvidas
atividades que exigem esforço, que ativam todas as regiões do cérebro. O
cérebro, apesar de ser um órgão requisitado o tempo todo, ele tem tendência a
ser preguiçoso, a funcionar no piloto automático. Por isso, é importante fazer
exercícios que exigem pensamento, raciocínio.
O método foi desenvolvido, no início, para ajudar
crianças com dificuldades escolares. No caso do Supera, as crianças fazem
ginástica cerebral uma vez por semana, durante duas horas, desenvolvendo as
capacidades do cérebro como atenção, concentração e raciocínio lógico.
Com a
ginástica cerebral, o aluno passa a ter mais interesse pelas aulas e mais
facilidade de aprender.
Fonte: ONacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário