terça-feira, 20 de agosto de 2013

Importância do urgente


Todos os dias acordo pensando em o que é importante e o que é urgente. À medida que os anos vão passando percebo que as urgências vão diminuindo na mesma proporção que resolvo as coisas importantes. Parece simples, não? Mas, para a maioria das pessoas, famílias e empresas é algo complicado de ser ensinado e praticado. Geralmente o que é simples, nós pessoas comuns, temos a tendência de complicar.

Ontem assisti a um programa da HBO sobre pessoas com dislexia. Foi um desfile de pessoas importantes falando de como a dislexia os ajudou a vencer na vida. Basicamente seguiram os seguintes passos:

a) Aceitar sua limitação.
b) Distinguir o que é importante do que é urgente.
c) Usar de disciplina e persistência.
d) Pensar no todo e não perder tempo nos detalhes. Ou seja, perceber o bosque e não perder tempo olhando cada árvore.

Se usássemos estes pequenos preceitos no nosso dia a dia, independentemente das nossas limitações, que todos nós temos, aprenderíamos a diferenciar entre o que é urgente e o que é importante.

Perdemos muito tempo correndo atrás de soluções para os “problemas urgentes”, e esquecemos de resolver o que é importante. Lembro-me da minha época de vendedor que contavam uma estória, para falar da importância do planejamento.  O presidente de uma grande corporação americana solicitou um consultor que resolvesse sua falta de tempo. O consultor pediu acompanhar a este executivo durante 24 horas. Só isso? Perguntou o chefão. Só isso, respondeu o consultor. E quanto me vai custar sua consultoria? Foi a seguinte pergunta do executivo. A resposta foi: O que você achar que vale minha consultoria, depois de colocá-la em prática. De acordo respondeu o presidente da empresa. Um mês depois o consultor recebeu um cheque de U$ 250.000,00 dólares.

A ideia foi a seguinte. Depois de conviver uma jornada com o executivo, o consultor deu uma simples receita:

1) Durante o café da manhã faça uma lista com todas as coisas que tem que fazer esse dia. Não interessa se são cinquenta ou mais.
2) Depois, ao chegar ao escritório concentre-se no primeiro item da lista e não passe ao segundo até ter resolvido o primeiro.
3) No segundo dia faça o mesmo, e assim sucessivamente.

Para surpresa do executivo, apesar da sua desconfiança, começou a perceber que à medida que resolvia o primeiro item da lista, no dia seguinte sumiam da lista outros itens. Assim continuou durante um mês e descobriu que a partir de então na sua lista não havia mais do que três ou quatro coisas para resolver. TODAS ERAM IMPORTANTES E NENHUMA URGENTE.

E você meu caro leitor, sabe a diferença entre importante e urgente?

Boa reflexão.

Nenhum comentário: