sábado, 20 de abril de 2013

Preço vs. valor



Minha atividade principal é ser professor de turmas que vão do sétimo ano do EFII até a preparação de alunos para fazer os exames de proficiência de espanhol. Isto me tem permitido observar o comportamento das crianças, além da experiência que tenho como pai de seis filhos e como avô de outros seis.

Da mesma forma que observo que nossa sociedade vai, pouco a pouco, perdendo certos conceitos o que mais me preocupa é a confusão que noto nas nossas crianças. Cada dia é mais difícil explicar-lhes a diferença entre preço e valor. Não necessariamente por estudar em escolas com altas mensalidades, serão supridos os valores não ensinados em casa. Na minha modesta opinião na escola podemos reforçar os valores aprendidos em casa e dar-lhes aos estudantes as ferramentas de conhecimento para que possam aproveitar melhor a formação que receberam nos seus lares.

As diferenças entre o sim e o não os pais devem ensinar aos filhos até os três anos de idade. A escola pode construir encima destes valores, mas quando vejo crianças de onze até dezoito anos sem saber distinguir entre esses valores básicos, fica difícil ensinar outros valores. Acredito que estamos vendo uma geração que somente sabe seguir seus impulsos e não aceita ser contrariada. Quer tudo de forma instantânea. Tenho visto chegar à escola crianças de cinco, seis anos com “tablets” de última geração. Os aparelhos eletrônicos como celulares, Ipod´s e outros fazem parte deles. Sim, muitos não brincam com seus amigos e conversam entre eles, apesar de estarem juntos, através de mensagens de texto.

Quando numa escola os professores pretendem acompanhar estes avanços tecnológicos, através de livros virtuais, trabalhos on-line, os alunos geralmente chegam com escusas que não foi possível realizar estas tarefas porque o site não funcionou, a internet caiu, em compensação passam horas nos Facebooks da vida, ou brincando nos jogos on-line. Logicamente que tudo isto permitido pelos pais.

O que mais escuto é: Não tenho tempo para acompanhar os estudos de meus filhos ou trabalho de sol a sol e não posso ajuda-lo nas tarefas. Outras vezes: Para que pago uma escola integral se não tomam conta do meu filho.

Escuto isto de meus filhos também, não sou exceção, por isso me atrevo a consultar a meus prezados leitores qual é a opinião que tem sobre este tema. Pessoalmente acredito que estamos falhando na forma que formamos nossos filhos, quando os calamos com presentes, quando os compramos com o último modelo de Iphone, não estamos ensinando-lhes os valores que são necessários para ter sucesso na vida, lhes estamos ensinando que tudo tem um preço. Isso está formando uma geração que não sabe diferenciar entre valor e preço. Da mesma forma que nosso governo não sabe a diferença entre gastar dinheiro e investir dinheiro. Estamos gastando dinheiro com educação e não o investindo na educação das próximas gerações.

E você, caro leitor, o que acha sobre preços, valores e educação.

Boa reflexão.

Por: Ricardo Irigoyen.


 

Nenhum comentário: