domingo, 4 de novembro de 2012

O que os Professores podem nos ensinar?

Todos devem lembrar com carinho de algum professor que por diversos motivos tenha lhe marcado, por alguma identificação, sua forma de ensinar ou por sentir que recebeu algum auxilio. O papel do professor vai muito além do que ensinar o conteúdo proposto, não é apenas auxiliar para que o aluno aprenda a ler e escrever, pois também deverá mostrar a importância deste saber interpretar, para que possa entender e refletir sobre o que está lendo, assim poderá formar opiniões e tirar suas conclusões. Também há uma série de coisas que vem junto neste processo que dizem respeito à constituição enquanto sujeito.


A primeira experiência com os professores inicia na infância, com a saída do ambiente familiar para se experimentar em outros lugares, como na escola, com essa mudança irão aprender uma porção de coisas, desde serem alfabetizados como conviver com colegas. Há uma grande expectativa por parte da criança e sua curiosidade desperta ainda mais, começam a buscar explicações mais consistentes para suas dúvidas, não se contentando com qualquer resposta e o professor poderá estimular ainda mais esta busca.

Os professores são figuras fundamentais na formação do sujeito e no seu processo de aprendizagem, nesta relação vão se constituindo como sujeitos pensantes. O modo como os professores transmitem o que sabem, pode aproximar ou afastar o aluno daquele conteúdo, disso também pode partir as escolhas profissionais. Todavia o processo de ensinar e aprender, não depende somente do professor, pois é uma dupla, sendo imprescindível que haja o desejo do aluno.

O ensino é um processo de construção, onde o aluno através do conhecimento e auxilio do professor irá buscar se desenvolver, aprendendo e se apropriando do conhecimento, para que com o passar do tempo saiba como ir atrás de suas questões por si mesmo. Este processo requer grande investimento do aluno para ir atrás do que deseja e do professor para estar sempre atento e auxiliando neste processo, é trabalhoso para ambos.

 O professor tem uma função extremamente importante de poder abrir portas para que alguém se interesse mais por aquele assunto, mas também poderá fechar, de forma que os sujeitos excluam possibilidades de sua vida. Portanto, o mais importante é deixar muitas possibilidades e a escolha depois dependerá de cada um. O professor também poderá aprender muito nesta relação, já que há muitas coisas que estão além do plano que se propõe a ensinar, que dizem respeito à forma com que poderão lidar com situações da vida.

Pense nisso!

por Gisele Dalalana.

Nenhum comentário: