domingo, 14 de outubro de 2012

Ouvir ou escutar???

É impossível ajudar a quem não quer ser ajudado. Há uma parte fundamental em todos os programas dos governos, nas relações pessoais e familiares que dependem exclusivamente da vontade de uma das partes. Podemos fazer o 99% daquilo que é preciso para ajudar alguém, mas se não existe, pelo menos 1% de desejo de ser ajudado por parte desse alguém, não teremos resultado.

Veja sua própria vida, assim como olho para minha e enxergaremos muitas coisas em comum. Quantas pessoas desejaram honestamente nos dar uma mão em algum momento do passado? A mim, muitas. A vida me deu muitas chances de receber ajuda, desde os conselhos da minha avó, minha mãe, pai, amigos, professores, esposa, sócios, parentes.

 À maioria deles não dei a menor importância, porque o orgulho não me permitiu. Não os esqueci, porque à medida que fui amadurecendo vi que colocando-os em prática, minha vida melhorava muito. Percebi então o tempo perdido. Imagino os problemas que Deus tem com a gente.

 Ele é bom, Ele quer ajudar todo mundo, Ele conhece cada um de seus filhos e o que necessita. O problema é que nós não queremos a ajuda Dele, nós queremos que Ele nos ajude do jeito que a gente quer, não da forma que Ele sabe que é a melhor para nós.

Cada vez que não ouvimos ao outro, estou dizendo ouvir, escutar ao outro, entender o que nosso próximo nos diz, pensar no assunto e fazer uma avaliação do dito, podemos deixar de ajudar ou receber ajuda.

A maioria das vezes, pinçamos o que nos interessa de uma conversação e jogamos fora o resto. Ouvimos com uma expressão de atenção na face, mas só escutamos o que está de acordo com nosso pensamento. Muitas vezes isto nos faz ignorar um grito desesperado de ajuda, porque vem disfarçado numa postura de quem não se importa com nada.

Há muitos que não sabem pedir ajuda, sentem vergonha, e outros que são tão arrogantes que acham que não precisam.

 Perdemos muito tempo de nossas vidas tentando ajudar a quem não quer ser ajudado, em lugar de ir ao encontro daqueles que necessitam e querem ajuda , mas não sabem pedir. Em lugar de ouvir devemos começar a escutar para poder discernir quem realmente merece ser ajudado.

Exemplo: Os colégios estão cheios de alunos. Qualquer um que esteja matriculado num colégio é um aluno. Mas, temos poucos, muitos poucos estudantes matriculados. Estudante é aquele que quer estudar, que deseja aprender, que pretende vencer a ignorância. Estudante é aquele que está grato por ter a oportunidade de aprender. Queremos dar educação para todos.

 Os colégios parecem cheios de alunos que prefeririam estar noutro lugar. A culpa de quem é? Dos professores? Talvez. Dos alunos? Possivelmente. Das autoridades da educação. Com certeza. Porém a pergunta que fica no ar é:

 - A sociedade está ouvindo ou escutando os problemas da educação, ou fazendo de conta que é surda?

Boa reflexão sobre o assunto!

Por. Ricardo Irigoyen

Nenhum comentário: