terça-feira, 19 de junho de 2012

O que é educar?

Muitas vezes acreditamos saber algo sobre um tema, mas quando nos fazem uma pergunta, vemos que em realidade, sabemos muito pouco. Como sempre procuro no meu melhor amigo e ele me diz que educar é: dirigir, doutrinar, encaminhar. Quando vejo os programas educacionais, as cargas horárias dos alunos e professores me pergunto: Para onde nos dirigimos? O que estamos doutrinando? Para onde estamos encaminhando nossos alunos? Caso estejamos orientando nossos educandos para o mercado de trabalho, um advogado para conseguir emprego (além de passar no exame da OAB) responderá a perguntas para avaliar seu português, e caso seja uma empresa transnacional (e quem não é na época da Internet?) seguramente será avaliado em seu conhecimento de idiomas. No caso de tratar-se de um físico, químico ou engenheiro além de ser inquirido nos tópicos inerentes a sua profissão, provavelmente também será avaliado na sua capacidade de comunicar-se na maior quantidade de idiomas. Não estou tirando importância à literatura, filosofia, música, religião ou sociologia. Muito pelo contrário, as considero essenciais para que uma pessoa tenha cultura. Acredito que nossos governantes estão cometendo um erro muito grande, já que estão confundindo educação com cultura. Em outras épocas, que espero que voltem, não existia essa confusão, todo mundo sabia a diferença entre uma pessoa culta e uma pessoa instruída. A cultura é um acervo pessoal, que se adquire com o passar do tempo, lendo, ouvindo música, assistindo ao teatro e ao cinema, viajando, dialogando e discutindo com outras pessoas cultas. Cultura: Conjunto de conhecimentos que permite que uma pessoa desenvolva seu espírito crítico. Instruir: Comunicar sistematicamente ideias, conhecimentos ou doutrinas. Educar é instruir para que individualmente as pessoas possam decidir se querem ser cultas ou não. Instrução é o início do caminho no qual as pessoas devem ser apoiadas e incentivadas, a cultura é uma opção individual e um caminho a percorrer e muitas vezes solitário. Quando observo que muitos de nossos alunos são leitores instrumentais. Leem, mas não entendem a mensagem do texto, mas são capazes de resolver milhares de exercícios de física, química, matemáticas, me pergunto se nossas autoridades não estão confundindo educação com adestramento. Deixo a resposta para vocês, meus amigos. 

Por. Ricardo Irigoyen.

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