quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blog do Moura reconhece papel do professor

Hoje (15/10) é um dia especial na vida dos educadores, mais conhecidos como Professores.
Informações preliminares:

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

O texto aqui destacado em vermelho, são informações retiradas daqui, O Portal da Família

Bem, agora vamos ao meu texto:

Como um bom Brasileiro que sou quero começar agradecendo a Deus e ao meu pai (em memória) pois foi o meu principal professor/educador.

Srs. Professores neste dia, especialmente reservado para vocês, deixo aqui a minha expressão de carinho e gratidão por seus esforços maximizando assim o nosso aprendizado e de nossos filhos (tenho duas lindas garotinhas) que já estão estudando e também desejam tudo de bom para vocês queridos professores.

Nós bem sabemos que devemos muito a vocês, ou seja, temos como alunos que minimizar as tarefas que tendes que executar, porque acredito que assim terás mais estímulos e prazer em continuar com o belo trabalho que executas, mas não são apenas nós aprendizes não, devemos conclamar os governantes a fazerem a parte que lhes compete, daí com certeza vocês (nossos queridos professores) irão sentir-se realizados profissionalmente.

A todos um excelente dia, neste dia e em todos os demais também.

Saúde, paz e sucesso a todos!

Abraços,
de um aluno e aprendiz consciente.
Moura - www.blogomoura.com

Nota: A Escola Jerônimo Coelho agradece ao Moura e demais pessoas que reconhecem o esforço

e trabalho realizados pelos professores em busca de uma melhor formação dos nossos jovens.

Nenhum comentário: