sábado, 22 de dezembro de 2012

O que dizer?


Vinte crianças assassinadas. Dois tiros em cada uma. Assassino com alto QI. Mãe colecionadora de armas.

Este é o futuro da humanidade? Vivemos num mundo interligado instantaneamente. Os maus exemplos multiplicam-se e os bons passam quase despercebidos. Com certeza no dia da matança em Newtown (Cidade Nova, irônico ou presságio?) houve milhares de ações positivas no mundo.

Estamos entrando num mundo esquizofrênico, no qual estamos educando nossas crianças para que acreditem que o que vemos na televisão ou no cinema é a realidade. Nossos filhos estão começando a serem educados em ilhas de segurança e vivem em condomínios isolados e autossuficientes. Os seriados, novelas e noticiários são as babás de nossas crianças. Até os desenhos são cada vez mais violentos. O mito da caverna de Platão é cada dia mais real e atual. Nossas crianças somente estão vendo as sombras da realidade e dessas sombras não temos nenhum controle.

Compreendemos a realidade através de nossos sentidos, assim fomos ensinados; mas nossos filhos estão aprendendo a ver uma realidade que eles não podem tocar, não conseguem cheirar, ouvir ou saborear. A realidade que eles vivenciam é por meio de um só sentido, a visão. Nossos professores queriam que usássemos nossa imaginação, hoje em dia nosso sistema educacional anula a capacidade de imaginar de nossos alunos.

Noutras épocas éramos ensinados que devíamos lutar e trabalhar para conseguir satisfazer nossos desejos, hoje os pais e a sociedade ensinam aos filhos que os desejos devem ter uma satisfação imediata. Os limites antigamente não eram discutidos, eram simplesmente estabelecidos. Hoje em dia, nas salas de aula, há pelo menos um 10% de alunos usando fármacos em lugar de aprender a ter controle sobre si mesmo. Não discuto que poderá haver um ou outro caso de real necessidade, mas com certeza não acredito numa epidemia de hiperatividade nas nossas crianças. Antigamente hiperatividade era sinônimo de criança muito saudável, cheia de energia e isso era muito bom; hoje os pais acham que é muito ruim. Será que a realidade mudou tanto assim?

Nossa realidade, no Brasil, pode ser diferente. Em Newtown, mãe protetora e colecionadora de armas, filho com alto QI, sociedade alienada = 20 crianças mortas + 6 adultos. No Brasil temos uma sociedade alienada (condomínios autossuficientes) + pais permissivos, protetores e ausentes + escolas que matam imaginação das crianças + excesso de receita de fármacos para crianças hiperativas + programas de televisão não educativos = ??????. Realmente não sei o que dizer ou prever.

E você meu amigo , quer dizer alguma coisa?

Boa reflexão...

Por: Ricardo Irigoyen

Nenhum comentário: