sábado, 18 de fevereiro de 2012

Violência e escola: pensando alternativas para a prevenção


Nunca, em outros momentos, a violência esteve tão presente como hoje, vemos as diversas notícias e cenas de horror nos jornais, revistas, televisão, gerando nas pessoas sentimentos de medo, insegurança, dentre outros. 

Não conseguimos estar tranquilos, nem quando reservamos algum momento para o lazer entre família ou amigos, ao sair às ruas, não sabemos o poderá acontecer. Hoje em dia estamos correndo risco de sofrer atos de violência em qualquer lugar.

No entanto, a escola como instituição social, reflete a violência através de seus educandos, trata-se da violência da sociedade como um todo, já que a escola contém e representa este todo.

A escola tem se transformado com violências distintas, que interferem em suas práticas, os pais e professores precisam estar cada vez mais preparados para lidar com a violência, que acaba afetando também, funcionários, educandos, familiares e a própria comunidade do entorno da escola.

Percebe-se que a violência se apresenta através de comportamentos, atitudes e também pensamentos e sentimentos, ela é evidente, nas discriminações que são por gênero; nas exclusões; na indiferença e na agressão verbal, entre tantos aspectos que não são visíveis, mas que afetam o cotidiano escolar pela carga violenta que carregam.

A violência é, de modo geral, complexa, pois revela muitos aspectos sociais que a constitui. A escola e os pais tem o poder de resgatar os valores básicos, que se perdem na atualidade, dentro dos grupos sociais.

A escola enquanto espaço de interação social e de formação, tem a importância fundamental de superação da violência, com um trabalho mais direcionado e crítico, por parte de seus professores, funcionários e outros que fazem parte da comunidade escolar, é claro que a família deve acompanhar de perto seus filho mais do que ninguém.

Portanto, é importante que se desenvolva uma educação de paz, capaz de superar esta problemática, da violência, ainda desenvolvendo condições para o diálogo e o respeito, sendo fundamentais para a construção de um ambiente menos violento e uma sociedade mais harmônica onde o diálogo venha em primeiro lugar ao invés das agressões.

Nenhum comentário: