terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Leia o que o Catarino acha do livro Inteligência Emocional


O Blog Fio de Ariadne convidou os blogueiros a participar de uma blogagem coletiva intitulada O livro da minha vida. O texto devia ser publicado hoje, 17.02.2009.

Fiz minha inscrição e por isso vou agora falar sobre o livro da minha vida. Na verdade foram muitos livros que foram mudando minha maneira de pensar e aumentando minha capacidade de aprender.

O livro intitulado Inteligência Emocional escrito por Daniel Goleman foi importante para mim por ter mostrado que nossas atitudes são mais importantes do que nossa inteligência ou conhecimento.

Para termos sucesso na vida temos que saber dosar nossas atitudes, ponderar os acontecimentos e esperar à hora certa para agir. Muitas vezes as atitudes impensadas nos causam enormes prejuízos e arrependimentos.

Tanto no trabalho como na vida pessoal é necessário muito equilíbrio emocional. No livro o autor descreve minuciosamente todas as reações de nosso cérebro e, por meio de exemplos, nos ensina a dosarmos nossas atitudes. Não é um livro de auto-ajuda, pois segue os rigores da ciência, tudo que é dito está comprovado e demonstrado.

Segundo o autor um alto QI (coeficiente de inteligência) não é garantia de sucesso. A emoção pode dar a verdadeira medida da inteligência humana. A ausência de habilidade emocional poder ser o verdadeiro motivo de tantos casamentos desfeitos. No mundo empresarial, o QI alto consegue um bom emprego, mas é o QE (coeficiente emocional) alto que garante as promoções.


Os exemplos práticos são muitos, quantas vezes vimos notícias na imprensa de pessoas que por um pequeno acidente acabam perdendo a vida por ter ofendido o outro envolvido que, também desequilibrado emocionalmente, saca de uma arma e dispara contra o detrator.


Quantos jogadores de futebol que são exímios com a bola não conseguem sucesso duradouro por suas indisciplinas e discussões com colegas e superiores.

Mesmo em nosso ambiente de trabalho ou familiar sempre tem uma pessoa que consegue desagregar todo o grupo. Tudo isso é por falta de inteligência emocional, ou seja, controle de suas emoções.


Digo que esse foi o livro da minha vida porque segui os ensinamentos e mudei minha personalidade, passei a pensar mais antes de agir e esperar o momento certo para abordar certos assuntos.


Recomendo sua leitura por ser uma obra excelente, o livro é antigo. A edição que eu tenho é de 1995 e já estava na 53ª.

Vejam mais crônicas ótimas em: www.blogdocatarino.com

Nenhum comentário: