Segundo reportagem feita por Zero Hora de domingo passado acontecem mais suicídios no RS do que mortes em acidentes de trânsito.
Eu sempre pensei que o maior número de mortes violentas fosse as causadas por acidentes de trânsito. No entanto a reportagem acima diz que em 2007 houve 1074 mortes por suicídios e 916 por acidentes de trânsito. Considerando que muitas mortes no trânsito são também uma espécie de suicídio, esse número seria ainda maior. Muitas pessoas saem correndo e cometendo muitas imprudências no trânsito por que estão com problemas em suas vidas e, intimamente, querem acabar com suas vidas. Sofrem acidentes inexplicáveis e morrem sem serem considerados suicidas.
Além das pessoas que morrem há um grande número que não obtém êxito e voltam a tentar ou ficam com seqüelas.
Como todo ato violento, o suicídio, deixa marca nas famílias que se culpam pelo ocorrido e passam a ficar com medo que ocorra com outro membro da família.
Segundo a reportagem ninguém gosta de falar sobre o assunto e com isso não há nenhum avanço no sentido de diminuir esse número lamentável de mortes.
Isso de não falar sobre o assunto é mesmo verdade, pois aqui na minha cidade, Santa Maria, ocorrem muitas mortes por suicídio e nunca há publicação nos jornais locais, já os acidentes de trânsito têm enorme destaque, sai na TV e nos jornais.
Com isso fica a impressão de que é um fato raro e de ocorrência isolada, o que não corresponde à verdade. É necessário que seja falado para que outras famílias possam se alertar e, talvez, salvar a vida de uma pessoa.
fonte:http://blogdocatarino.blogspot.com
Mais cronicas e comentarios sobre o assunto acesse o blog do catarino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário