terça-feira, 27 de maio de 2008

Impressionante, mas pura realidade.

Segundo reportagem feita por Zero Hora de domingo passado acontecem mais suicídios no RS do que mortes em acidentes de trânsito.
Eu sempre pensei que o maior número de mortes violentas fosse as causadas por acidentes de trânsito. No entanto a reportagem acima diz que em 2007 houve 1074 mortes por suicídios e 916 por acidentes de trânsito. Considerando que muitas mortes no trânsito são também uma espécie de suicídio, esse número seria ainda maior. Muitas pessoas saem correndo e cometendo muitas imprudências no trânsito por que estão com problemas em suas vidas e, intimamente, querem acabar com suas vidas. Sofrem acidentes inexplicáveis e morrem sem serem considerados suicidas.
Além das pessoas que morrem há um grande número que não obtém êxito e voltam a tentar ou ficam com seqüelas.
Como todo ato violento, o suicídio, deixa marca nas famílias que se culpam pelo ocorrido e passam a ficar com medo que ocorra com outro membro da família.
Segundo a reportagem ninguém gosta de falar sobre o assunto e com isso não há nenhum avanço no sentido de diminuir esse número lamentável de mortes.
Isso de não falar sobre o assunto é mesmo verdade, pois aqui na minha cidade, Santa Maria, ocorrem muitas mortes por suicídio e nunca há publicação nos jornais locais, já os acidentes de trânsito têm enorme destaque, sai na TV e nos jornais.
Com isso fica a impressão de que é um fato raro e de ocorrência isolada, o que não corresponde à verdade. É necessário que seja falado para que outras famílias possam se alertar e, talvez, salvar a vida de uma pessoa.

fonte:http://blogdocatarino.blogspot.com
Mais cronicas e comentarios sobre o assunto acesse o blog do catarino.

Nenhum comentário: