terça-feira, 29 de abril de 2008

O Ensino no Rio Grande do Sul

Recentemente a imprensa deu grande destaque ao resultado do exame nacional do ensino médio, ENEM, e pelo que foi publicado nosso Estado está muito mal no tocante a educação. As escolas estaduais foram mal classificadas e as particulares ficaram bem próximas. Somente uma escola federal da capital ficou entre as melhores do País.
A muito tempo o governo estadual abandonou as escolas, os professores ganham pouco e não há verba para a manutenção dos prédios. Por isso criou-se um sistema de ensino muito fraco.
As escolas particulares, que cobram mensalidades altíssimas mesmo tendo o título de filantrópicas, não tiveram resultado satisfatório. Parece que ouve um nivelamento por baixo, ou seja, caiu a qualidade das escolas públicas e as particulares acompanharam o movimento. Para aumentar seus lucros começaram a pagar menos aos professores e com isso estão atraindo os que têm menor formação. Não há incentivo a melhorar os estudos, pois todo o sistema de ensino está massacrando as pessoas que têm vocação para se dedicar a ensinar.
É triste ver a escola em que estudamos toda quebrada e sem pintura, parece que houve uma catrástofe que destruiu tudo. Vejo isso todos os anos em que há eleição, pois minha seção eleitoral fica na escola em que fiz o ensino médio. Naquele tempo era a escola que mais tinha alunos aprovados no vestibular. Hoje as únicas escolas que aprovam mais são justamente as que surgiram de cursinhos pré-vestibular.

Crônica escrita por Catarino no http://blogdocatarino.blogspot.com
Santa Maria,RS.

Um comentário:

Talita disse...

Olá Catarino,Olha tenho que concordar com você que o governo deixa muito a desejar no setor de da educação que pra mim e para muitos tinha que ser prioridade pq só com educação poderemos mudar nosso país, e também tenho que discordar contigo em 1 coisa no desempenho dos alunos no ENEM pq acho que o desempenho só depende do aluno como minha mãe sempre me disse você pode estudar na melhor escola do mundo,se você ñ se esforça, de nada vai adiantar, e disso minha mãe entende,se esforço muito pra poder pagar seu curso técnico em eletrônica que naquela época eram super caros,e quando começou a estudar fazia cadernos com papel de pão,pq com 14 filhos pequenos e viúva minha avó ñ tinha condições de comprar material para todos e sempre fez questão de ter todos os filhos na escola e hj graças as Deus estão todos formados e a maioria aposentados.escolas mal conservadas e ensino fraco ñ é disculpa para mal rendimento do aluno.